Jornal Costa do Sol

In Noticias by Administrador OTMC

O projeto Bolsa de Desenvolvimento Pessoal (BDP) Oeiras Toastmasters Club
está a formar jovens do ensino secundário no desenvolvimento de competências em comunicação e liderança, um projeto que tenciona expandir a nível nacional com o apoio das câmaras municipais.

Este é um projeto-piloto que resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, a Escola Secundária Luís de Freitas Branco e a Câmara Municipal de Oeiras, e que tem como público-alvo alunos do 11º e 12º ano, sendo também extensível a professores.

Em declarações à Lusa, a criadora desta bolsa, Maria Paula Monteiro, explicou que o objetivo é desenvolver e aperfeiçoar a arte de comunicar perante o público, arte que está “muito implementada no mundo moderno”.

Este projeto teve início há seis meses, nas instalações do clube Oeiras Toastmasters, e a formação conta com um período de 12 meses, num total de 200 horas e com uma duração média por sessão de uma hora e meia semanal.

De acordo com Maria Paula Monteiro, este projeto tem uma “identidade própria” e obedece a uma metodologia de trabalho e formação dos Toastmasters Internacional, de que o clube de Oeiras faz parte.

O Toastmasters é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1924 por Ralph C. Smedley, que percebeu que faltavam aos recém-profissionais competências de comunicação e liderança, resolvendo criar então um clube no qual pudessem trabalhar estas componentes, explicou Maria Paula Monteiro à Lusa.

A associação Toastmasters está presente em 142 países dos cinco continentes e, em Portugal, já conta com mais de 30 clubes, inclusive em instituições universitárias.