Oeiras Toastmasters Club Online Sessions

In Noticias by Administrador OTMC

O Oeiras Toastmasters Club deu ínicio às sessões Toastmasters através do meio eletrónico, pois devido ao momento atual que a sociedade está a viver, onde é necessário conter o contágio do vírus COVID-19, o clube para não deixar de realizar as suas sessões, e para dar continuação à melhoria das competências de liderança e comunicação, tomou a iniciativa de fazer as sessões online onde todos os membros participam através do seu telemóvel ou do computador em casa.

Como se processa as nossas sessões online

No nosso clube, tiramos partido de uma ferramenta que é o Zoom, que é uma ferramenta de videoconferência, onde é gerado um link que depois é partilhado no grupo de WhatsApp do clube, e onde as pessoas acedem através do telemóvel ou do computador. Enquanto as pessoas se vão juntando à sessão, é passado um conjunto de pontos a ter em conta para que a sessão possa decorrer de maneira adequada, nomeadamente:

  • Quando uma pessoa discursa, os restantes membros põem o seu microfone em mute.
  • Durante os discursos, o Timekeeper tem de apresentar de forma visível na câmara os cartões de verde, amarelo e vermelho.
  • Quando alguém quiser dar feedback, ou partilhar algo, em vez de intervir logo, porque pode causar conflito com outras pessoas que também o queiram fazer, é aconselhado aos participantes a levantarem a mão, e o First Toastmasters ao ver as câmaras de todos os participantes, irá depois passar a palavra à respetiva pessoa.

Assim que estiverem presentes todas as pessoas necessárias para cumprir com a agenda da sessão, dar-se-á então inicio à mesma.

Nesta primeira sessão online, foi onde também se realizou o concurso Toastmasters do clube. Sendo a sessão online, houve também adaptações que também tiveram que ser feitas para que a sessão cumprisse com a estrutura do concurso, nomeadamente na secção de Improptu speaches. Os concorrentes que iriam participar, dentro dos moldes de um concurso Improptu Speach, têm de fazer um discurso de improviso sobre um tema que é igual para todos. Num concurso normal de Toastmasters, os participantes sairiam da sala, e depois eram chamados um a um para discursar. Neste caso de ser uma sessão online, o que se optou por fazer foi, os participantes saiam da sessão de videoconferência, e depois uma pessoa ficava encarregue de enviar uma mensagem ao telemóvel de cada participante a alertar que já podia entrar na sessão e para realizar o discurso de improviso. Desta forma, garantia-se que os concorrentes apenas teriam conhecimento no momento de qual era o tema do discurso que estava a ser proposto. Depois de realizado os discursos de todos os participantes, foram feitas as respetivas avaliações e foi anunciado o vencedor do concurso.

Como primeira sessão online, e mesmo tendo uma estrutura de concurso Toastmaster, os participantes estiveram à altura desta adaptação, e a sessão não só correu a tempo e horas, como também não houve problemas técnicos ao longo da sessão que impedisse o decorrer da mesma.