Workshop “Escrever bem está ao alcance de todos”

In Noticias by Natália Dias

“Temos de melhorar a escrita quando não estamos a escrever, isto é, enquanto estamos a passear ou parados na fila de trânsito”. Esta foi uma das mensagens que se ouviu no workshop ministrado pela Ana Salgado, lexicógrafa, revisora e consultora, que decorreu no dia 16 de Julho durante a sessão do Oeiras Toastmasters Club. O tema baseou-se no livro “Cem maneiras de melhorar a escrita” escrito por Gary Provost.

Este learning moment foi extremamente enriquecedor porque alertou a audiência para a importância da escrita: um erro ortográfico gera uma imagem pouco abonatória e no dia-a-dia, onde tem que se escrever muito rapidamente para se passar para a tarefa seguinte, é necessário uma atenção redobrada não só ao conteúdo, mas também à forma.

Durante a apresentação falou-se sobre a utilidade e ajuda que os dicionários podem dar, como evitar de cair em palavras repetitivas e porque é que a leitura recorrente enriquece a escrita pessoal.

Numa fase em que cada vez se privilegia mais a escrita rápida e truncada, “imposta” pelas redes sociais, este workshop teve um papel importante ao alertar para a importância que tem se dar a esta temática porque está diretamente relacionada com a nossa imagem pessoal.