Guest Day 2019

In Noticias by Natália Dias

No próximo dia 24 de Setembro o Clube abrirá as suas portas com uma sessão especialmente dedicada a todas as pessoas que o queiram conhecer. Este evento oficial denomina-se Guest Day.

Mais especificamente, o Guest Day é cuidadosamente planeado e orientado para todos os que têm curiosidade em saber como é que o Clube funciona. Acima de tudo, o objetivo é dar a perceber quais são os benefícios práticos de frequentar as sessões todas as terças às 18:45h. São inúmeros!

Quem somos?

O Oeiras Toastmasters Club é parte integrante da rede mundial de clubes da Toastmasters International, líder no desenvolvimento de comunicação e liderança. Esta organização possui mais de 352 mil membros, em mais de 141 países, pertencendo a cerca de 16.400 clubes.

Benefícios de ser membro Toastmaster

1. Segurança

Com toda a certeza, um dos maiores benefícios é a segurança que se adquire sempre que existe a necessidade de falar em público. Imagine que tem uma apresentação para fazer na Empresa, trabalhou cuidadosamente os detalhes de cada slide e agora já só falta a apresentação…mas há um desafio a ultrapassar: o medo de falar em público e a timidez. Minutos antes da reunião iniciar poderá sentir as mãos húmidas, perguntar-se-á se conseguirá manter a voz firme e enquanto mostra os seus slides aos colegas e chefias sentir-te-á inseguro e desconfortável. No final, permanece o sentimento que poderia ter tido um melhor desempenho. Com a frequência regular nas sessões de Toastmasters todo este nervosismo desaparece e ainda terá sempre ideias fantásticas para “prender” a audiência ao seu discurso.     

2. Liderança

Igualmente importante, é a liderança. Liderar pode ser inato nalguns, mas na maioria é algo que tem de ser treinado. A fim de evoluir profissionalmente, o saber orientar uma equipa de forma positiva é essencial. Sem dúvida aprenderá a fazer avaliações e verbalizar a sua opinião, não só de um modo motivacional, mas também assertivo e sempre orientado para os aspetos a melhorar. A título de exemplo, há enorme diferença entre estas duas frases: “A tua apresentação continha três erros” ou “Gostei da forma como iniciaste a tua apresentação. Sugiro que no futuro melhores estes aspetos: Em vez de olhares para o tecto, vai olhando sempre para as pessoas que compõem a plateia…

Paralelamente existe o enriquecimento pessoal. Este Clube é frequentado por membros de perfis muito heterogéneos e das mais diversas profissões. Como resultado, cada um traz para o clube a sua visão ou experiência do mundo e partilha-a através dos discursos. Naturalmente, a partilha significa aprendizagem constante para quem assiste, já que há uma imensidão de assuntos que desconhecemos. 

3. Aprender fazendo

A método de aprendizagem baseia-se no treino contínuo, aprender fazendo, onde todos os participantes das sessões são avaliados numa metodologia motivacional e positiva. Como resultado, aprende-se uns com os outros e treinando-se, não só discursos preparados, mas também discursos onde é necessário improvisar, apelando à imaginação e a técnica aprendidas.

Com o propósito de uma constante evolução, nos Toastmasters observam-se todos os pormenores. A título de exemplo, contabilizam-se as bengalas linguísticas, analisam-se não só as posições corporais mas também o tom de voz e ainda se controla o tempo de cada intervenção em público.

Indubitavelmente, o clima de camaradagem e boa disposição impera. A energia positiva sente-se de imediato quando se entra na sala onde decorrem as sessões. Estas acabam por decorrer a um ritmo dinâmico onde ninguém se apercebe que o tempo vai passando. Os Toasts (celebrações) são frequentes e pontualmente, no final das sessões, há ainda tempo para degustar dum pequeno lanche.

4. Baixo custo

Por fim, a última grande vantagem é o baixo custo associado a uma formação de excelente qualidade. Por apenas 10€/mês (pagos semestralmente), poderá usufruir mensalmente de seis horas de treino, onde é o membro que decide o ritmo da sua evolução.  O conceituado investidor Warren Buffett refere-se à comunicação como “uma habilidade pode fazer o seu negócio aumentar em 50%.  Invista em si! Junte-se a nós no Guest Day e venha assistir a uma sessão sem compromisso!

#OeirasToastmastersClub

#Guest_Day_2019