Bolsa de Desenvolvimento Pessoal (BDP)

In Noticias by Administrador OTMC

O Oeiras Toastmasters Club orgulha-se de ter iniciado um projeto de grande sucesso designado por Bolsa de Desenvolvimento Pessoal (BDP). Este primeiro projeto piloto com início há cerca de um ano e que termina a 30 de Setembro de 2019, teve um incrível sucesso. Por esse motivo iniciar-se-á, com entusiasmo redobrado, o segundo projeto em Outubro de 2019.

O que é a Bolsa de Desenvolvimento Pessoal?

A BDP trata-se de uma parceria tripartida entre o Oeiras Tostmasters Club, a Câmara Municipal de Oeiras e o Agrupamento de Escolas Luís Freitas Branco. Através do patrocínio da Câmara de Oeiras foram selecionados 10 alunos e professores para integrarem o clube durante um ano. Durante a frequência no clube estes 10 bolseiros tinham como objetivos efetuarem 4 discursos preparados. Adicionalmente, tinham de apresentar vários discursos de improviso bem como desempenhar diversas funções de liderança.

Resultados deste projeto piloto

Inegavelmente, neste período houve uma participação e aprendizagem consistentes, já que os bolseiros realizaram 31 discursos preparados. Adicionalmente, no total das suas presenças, desempenharam 125 funções de liderança e discursos de improviso. Em resumo, houve um total de 234 horas de formação divertida e inspiradora.

Com a finalidade de aferir o verdadeiro impacto e satisfação desta formação, em Abril o Oeiras Toastmasters Club realizou um questionário quantitativo e qualitativo a todos os seus membros. Acima de tudo, salientamos a classificação de 4,9 numa escala de 1 a 5 para a pergunta “Aprendeste a avaliar de forma construtiva o desempenho dos outros?”

A título ilustrativo, destacam-se alguma frase emblemáticas que exprimem o nível de satisfação para com o clube, bem como os benefícios obtidos com este programa.

Aprendi a assumir uma posição mais firme no “palco”. Saber agarrar as palavras e torná-las minhas com a minha voz.

Aprendi a melhorar a minha postura no palco, a desenvolver a minha escuta ativa e passei a ter um uso mais apropriado do português.

Por conseguinte, houve uma forte interatividade entre todos os membros, numa partilha de conhecimentos, visões e experiências, o qual foi muito enriquecedor. É com uma grande dose de nostalgia que o clube vê este grupo “partir” para outras jornadas e desafios, ao qual deseja as maiores felicidades. No entanto, é com grande expectativa que se aguarda os novos bolseiros em Outubro com a convicção que será ainda melhor, fruto desta primeira experiência e aprendizagem.

Por fim, o clube agradece todo o empenho e atenção dedicados a este projeto por todas as entidades envolvidas.

#OeirasToastmastersClub #bolsadesenvolvimentopessoal